Saulo Santiago

Programação, Testes de Software, Inteligência artificial e o que mais vir na cabeça...

Inteligência artificial é o futuro?

Hoje com avanços significativos em inteligência artificial podemos perceber que dia após dia, as empresas de tecnologia estão apostando cada vez mais nessa área, porém será que o uso de inteligência artificial é realmente promissor? Ao parar pra pensar nesse assunto a resposta é obviamente um grande SIM e posso dizer que haverá ainda uma revolução no nosso dia a dia com o uso de IA, algo como a invenção dos computadores, entretanto quais benefícios reais o uso de inteligência artificial pode nós trazer no futuro?

Substituição do ser humano para diversas atividades

Com o uso de inteligência artificial podemos substituir, de forma até melhor, o ser humano. Atualmente não faltam notícias de carros, aviões, casas, fábricas e um mundo de coisas autônomas. Tudo isso vem sendo feito com o auxílio da inteligência artificial e com cada vez mais perfeição.

A Nasa por exemplo atualmente já faz o uso de IA’s para resolver vários de seus problemas, um exemplo disso é a utilização para construção de sondas autônomas e rovers como o Curiosity que está em Marte. Enquanto a IBM já faz o uso de IA até hospitais com o Watson, uma IA capaz de fazer desde atividades mais simples até atividades complexas como diagnosticar com precisão diversas doenças.

Um segundo cérebro para o ser humano…

Com os avanços recentes no uso de IA para o dia a dia do ser humano, é certo que daqui a alguns anos, teremos assistentes pessoais que se parecem e se comportam conosco. Atualmente diversas empresas de tecnologia trabalham para atingir esse objetivo, a Microsoft com a Cortana, a Apple com a Siri, a Google com o Allo e diversas outras empresas como Samsung, Amazon, IBM e etc… Todas essas empresas atualmente promovem grandes investimentos, as vagas de trabalho nessa área não param de crescer e atualmente por não ser muito bem difundido existe muita demanda o que faz o salário ser bem alto para essas vagas.

 

Problemas complexos cada vez mais distantes…

Utilizar dos humanos para resolver problemas grandes e complexos, que encontramos atualmente, não parece ser uma boa ideia, com o auxilio de computadores  esse problema já diminui consideravelmente. Entretanto ao utilizarmos IA no meio da coisa a situação muda da água para o vinho e as empresas mais tecnológicas (Google, Nasa, Facebook e etc.) já perceberam isso.

Com o uso de inteligências artificiais cada vez mais avançadas já conseguimos resolver problemas mais complexos. Atualmente algumas empresas e pessoas já empregam o uso de IA antes de fazer uma aplicação na bolsa de valores por exemplo. Empresas de tecnologia como o Facebook já se utilizam de Machine Learning (Aprendizado de Máquina) para selecionar os melhores anúncios e conectar seus usuários.

Existem ainda diversos outros tipos de aplicações para a inteligência artificial. Nos próximos posts estarei falando, mais profundamente, de algumas das IA’s aqui citadas e explicarei o funcionamento delas, até lá não deixe de acompanhar o blog. 🙂

Post a comment