Saulo Santiago

Programação, Testes de Software, Inteligência artificial e o que mais vir na cabeça...

3 passos para elaborar um bom código

Você meu caro leitor, que está em busca de melhorar seu código aqui vão três passos para melhorar o seu código. Mas antes de começar a falar deles, quero que saiba que não sou nenhum deus da programação para dizer o que é ou não é aceitável. Apenas listarei aqui de forma simples para que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento entenda como melhorar os seus códigos, pode parecer trabalhoso mas com certeza vai melhorar e muito a qualidade de seus futuros códigos. Agora sem mais delongas vamos ao primeiro passo!

1- Faça funcionar

Resultado de imagem para programador frustrado

O primeiro erro de muita gente ao tentar programar é querer começar com o código perfeito. Se você já quer chegar fazendo uma classe descomunal que faz um cálculo enorme usando multi threads e lá vai o trenzinho… provavelmente você vai ter muita dor de cabeça até fazer isso ficar bom. Portanto procure começar com o simples, faça apenas aquilo que você sabe (tente não exagerar nas gambiarras) e vá acrescentando aos poucos aquilo que você não tem um domínio tão bom.

Portanto antes de querer elaborar ideias mirabolantes ou o melhor código do planeta, comece pelo simples. Não queira reinventar a roda logo de cara, aos poucos vá acrescentando mais daquilo que você quer e chegue onde você quer chegar.

2- Faça funcionar direito

Boa! Você fez funcionar. Agora é a hora do segundo passo, faça funcionar direito! O erro de muitaa gente é parar logo no primeiro passo e nem chegar aqui, e quando vai entregar aquele trabalho da faculdade ou até mesmo vai mostrar para o cliente passa aquela vergonha. “Ah mas na minha máquina tava funcionando…” Com certeza você já ouviu alguém dar essa desculpa ou até mesmo você usou kk.

Então trate de identar, ver se tudo está realmente certinho, se aquela variável está com a tipagem correta e assim por diante… Depois veja se os resultados estão batendo e tudo está ok, para então ir ao próximo passo desse post.

3- Deixe compacto e aprimore!

O seu código parece estar uma belezinha, tudo está funcionando e parece estar perfeito mas calma ai que não acabou. Não vou entrar em técnicas de refatoração, apenas direi que agora é a hora de você eliminar as redundâncias e gambiarras que restaram tentando deixar seu código mais compacto. Também comente seu código pois, comentar ajuda a você pensar no que fez e ajuda a outras pessoas fazerem o mesmo, comentar ajuda até a você mesmo entender o seu código melhor, ENTÃO COMENTE kk!

Por ultimo pesquise formas de fazer aquilo que você já fez que com certeza você vai achar uma coisinha ou outra que irá melhorar o seu código. Talvez você ache algo simples, talvez lhe dê uma ideia espetacular, mas com certeza pesquisar o que você fez e as ferramentas que você utilizou vai lhe trazer bons frutos.

Por fim leia mais os próximos posts do meu blog que você terá outras dicas que irão lhe ajudar bastante. 😀

One Comment

Post a comment